CANAL DE DENÚNCIA


A partir de junho de 2022, todas as instituições sediadas em Portugal, que têm mais de 50 colaboradores, independentemente do sector, seja público, privado ou social, ver-se-ão obrigadas a adotar um canal de denúncias interno sobre irregularidades e ilegalidades. Esta ferramenta permitirá a receção de relatos de desvios de conduta, que abrangem suspeitas de corrupção, fraudes, assédio sexual, assédio moral, discriminação, crimes ambientais, entre outros.

Com a criação destes canais, pretende-se que os colaboradores que trabalham ou prestam serviços na sua empresa/entidade pública e que, frequentemente, são as primeiras pessoas a ter conhecimento de infrações que surgem no contexto profissional, possam denunciar internamente os factos de que têm conhecimento sem preocupações ou receio de retaliação.

Para realizar uma denuncia basta enviar para canaldadenuncia@garoutadocalhau.com.          No prazo de 7 dias será lhe confirmado a receção da denuncia e no prazo de 3 meses será lhe comunicado as medidas previstas ou adotadas para dar seguimento à denúncia e a respetiva fundamentação, a contar da data da receção da denúncia.